Primeiros Passos – Da escolha da UFAL até a definição do calendário.

A primeira tentativa de realização do Programa CapacitaSUAS registrou-se no ano de 2013. Os recursos financeiros já estavam disponíveis, no entanto, por diversas questões como indefinição da forma de contratação, do encerramento do ano civil e de mudanças de gestão no governo estadual, não foi possível concluir o processo de negociação para que acontecesse a capacitação.

Após sucessivas reuniões com a SEADES, foi possível avançar nas propostas, culminando no dia 21 de dezembro de 2016, através do pregão eletrônico nº 11.426/2016, na aprovação da Universidade Federal de Alagoas – única inscrita no processo – como vencedora para a execução do CapacitaSUAS em Alagoas.

Dando continuidade aos trabalhos, depois da aprovação da Universidade como responsável pelo programa, aconteceram reuniões para definição de calendário e dos locais de realização dos cursos nos polos Arapiraca, Delmiro Gouveia e Maceió, nas quais estiveram presentes representantes da SEADES, UFAL e Coordenações Geral e Pedagógica do Programa em Alagoas.

A realização dos cursos é precedida pela realização de oficinas de alinhamento e oficinas pedagógicas. As oficinas de alinhamento relativas aos três primeiros cursos contratados foram realizadas no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS, exigindo o deslocamento das coordenadoras geral e pedagógicas para a atividade. Essas oficinas, por orientação do MDS, atualmente acontecem em Maceió, contando com o deslocamento de técnicos do Ministério para a realização da atividade, envolvendo todos os candidatos a facilitadores dos cursos a serem realizados.

 

 

Deixe uma resposta